Confira o regulamento do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021

 

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente incentiva a realização de projetos desenvolvidos por equipes de professores e alunos formadas nas escolas. A partir de um tema definido a cada ano, a comunidade escolar é convidada a desenvolver trabalhos colaborativos e multidisciplinares, que concorrerão a prêmios. Em 2021, todas as etapas serão realizadas de forma on-line, por meio do Portal do Prêmio disponível neste hotsite.

1 – Objetivo
2 – Público-alvo e categorias
3 – Etapas
4 – Critérios para participação
5 – Critérios de avaliação
6 – Premiação

1 – OBJETIVO

Promover a conscientização ambiental dos estudantes das comunidades de atuação da ArcelorMittal / Belgo Bekaert e filhos de empregados das empresas, de forma a contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente.

2 – PÚBLICO-ALVO E CATEGORIAS

a) Cientista Mirim: professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A categoria é subdividida em Cientista Mirim I (1º ao 3º ano) e Cientista Mirim II (4º e 5º anos);

b) Cientista Jovem: professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A categoria é subdividida em Cientista Jovem I (6º e 7º anos) e Cientista Jovem II (8º e 9º anos).

3 – ETAPAS

a) 1ª: Etapa Escola;

b) 2ª: Etapa Local;

c) 3ª: Etapa Nacional.

4 – CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

a) Cada projeto pode ter até quatro professores participantes, que devem optar por uma das categorias para submeter seu projeto ao concurso, de acordo com a idade dos alunos envolvidos;

b) O projeto deve ser uma iniciativa idealizada por um ou mais professores e executada com os alunos, podendo envolver turmas completas ou apenas parte dos alunos;

c) O projeto deve estar embasado no tema do ano e ser executado durante o período de desenvolvimento do tema na escola;

d) O professor deverá postar as ações previstas do projeto na plataforma do Prêmio, ficar atento aos prazos estabelecidos para cada etapa;

e) A escola deve preencher um relatório de participação, de acordo com modelo disponibilizado pela ArcelorMittal. Deve ser enviado para a unidade local da ArcelorMittal / Belgo Bekaert junto com os projetos selecionados pela escola para participação na 2ª Etapa.

5 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Neste ano, a Premiação selecionará os melhores planos de ação criados por grupos de estudantes buscando transformar suas realidades. Poderão ser inscritos planos de ação com o objetivo de criar ou aperfeiçoar a resolução de problemas, escolhidos pelos(as) estudantes com o apoio de seus(suas) educadores(as).

  • Adequação ao tema: O projeto trata de um assunto alinhado ao tema do ano? As questões ambientais e relacionadas com a sustentabilidade foram contempladas no projeto?
  • Criatividade: O projeto apresenta elementos inovadores nos materiais utilizados, na metodologia empregada ou na maneira de apresentá-lo?
  • Resultados: Quais foram os resultados da validação da solução encontrada e seus impactos nas casas dos alunos e na comunidade? Os resultados alcançados estão coerentes com o tema proposto pelo projeto?
  • Clareza no plano de ação: A questão identificada para trabalhar com os alunos, o objetivo do projeto e as etapas realizadas foram claramente explicitados? Todos os campos do plano de ação foram preenchidos de maneira clara e coerente?
  • Futuro do projeto: O projeto apresenta viabilidade para ser escalado, replicado em outras residências, escolas ou comunidades?

6 – PREMIAÇÃO

a) Na 1ª etapa, a unidade local da ArcelorMittal / Belgo Bekaert premiará os professores vencedores de cada categoria e presenteará os respectivos alunos com uma lembrança pela participação, conforme critério estabelecido por cada unidade;

b) Na 2ª Etapa, a Fundação ArcelorMittal premiará os professores vencedores de cada categoria e concederá uma premiação coletiva aos respectivos alunos.