Nossas fontes de pesquisa e indicações para aprofundamento no tema

 

Esta seção disponibiliza as principais referências utilizadas para a construção do conteúdo Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021, bem como indicações para aprofundamento no tema.

Inclui também indicações de leitura sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e sobre as 10 Competências Gerais da Educação Básica, definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • Site “Nações Unidas Brasil, pós 2015”: portal geral com principais fatos, documentos temáticos, vídeos e publicações sobre o compromisso da Agenda 2030.
  • Plataforma Agenda 2030, site oficial da Agenda 2030 no Brasil: tem detalhes sobre os 17 ODS, publicações diversas sobre o tema, relatórios de acompanhamento de metas e muito mais.
  • Seção do site da Organização das Nações Unidas dedicada a notícias sobre a Agenda 2030.
  • Canal da Unesco no Youtube, com a playlist “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para crianças”: Para sensibilizar crianças entre 7 e 11 anos e a comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), a UNESCO no Brasil, em parceria com o MEC e o MMA, selecionou e produziu vídeos sobre nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e algumas das suas metas que integram a temática da EDS para essa faixa etária. Os ODS apresentados nos vídeos estão alinhados às políticas nacionais de educação ambiental.
  • Site para acompanhamento de cada uma das metas relacionadas aos ODS no Brasil, operado em conjunto pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Especial de Articulação Social. 
  • Site da campanha “Nossos objetivos, novas possibilidades”: A campanha Nossos Objetivos, Novas Possibilidades tem como objetivo difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em toda a América Latina e Caribe. Com enfoque em crianças, adolescentes e jovens, o conteúdo virtual da campanha está disponível para todas as organizações da sociedade civil, governos, escolas e outros espaços educativos e sociais que se propõem a refletir e desenvolver projetos e ações que contribuam para tornar os ODS uma realidade a nível local e global.
  • Como sua escola pode aderir à Agenda 2030? — cartilha em formato pdf elaborada pelo Governo do Distrito Federal com instruções e ideias para o trabalho com os ODS nas escolas.

Competências BNCC

  • Site oficial do Ministério da Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, desenvolvimento, implementação, documentos e biblioteca de apoio.
  • BNCC na prática, site do projeto Nova Escola e Fundação Lemann: um portal com informações ricas e dicas práticas para educadores e gestores sobre as Competências Gerais — o que mudou, como ensinar, artigos etc., tudo com abordagem específica para cada disciplina.
  • Curso on-line e gratuito sobre as Competências Gerais da BNCC: oferecido pelo projeto Nova Escola e Fundação Lemann, com duração de 4 horas e certificado de conclusão.

Gestão de resíduos

Consumo consciente

Os 7 Rs da Sustentabilidade

Coleta seletiva e reciclagem

Saneamento básico

  • Trata Brasil: site do Instituto Trata Brasil, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que reúne empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Possui informações e estatísticas sobre saneamento básico.
  • Enchentes no Brasil — artigo sobre os impactos do descarte incorreto do lixo e da falta de saneamento sobre a ocorrência de enchentes.
  • Você já ouviu falar em água virtual? — conteúdo do site do Instituto Akatu.

Economia circular

  • Fundação Ellen MacArthur — fundação estabelecida em 2010 com a missão de acelerar a transição rumo a uma economia circular; trabalha com empresas, governos e academia para construir uma economia que seja regenerativa e restaurativa desde o princípio.
  • O que é economia circular? — conteúdo do Ideia Circular, blog com informações e notícias sobre sustentabilidade e economia circular.

Plástico

Lixo e desigualdade social

  • Ilha das Flores — Em 1989, o cineasta Jorge Furtado dirigiu o curta-metragem Ilha das Flores, onde retratou a dura realidade do tratamento de resíduos em um lixão gaúcho e das pessoas que sobrevivem ali. Mesmo após três décadas, Ilha das Flores continua atual, levando-nos a refletir sobre a complexidade da questão do tratamento do lixo e da desigualdade social.O curta ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Em maio de 2019, o filme foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor curta-metragem brasileiro da história.

Aquecimento global

Sites imperdíveis

  • Nova Escola — iniciativa da Fundação Lemann, o site disponibiliza diversas ferramentas para professores de Educação Básica, incluindo materiais educacionais, planos de aula e cursos. Uma busca pelo tema lixo lista inúmeros textos e atividades.
  • Portal eCycle — fonte riquíssima de conteúdos relacionados à sustentabilidade, integrando conhecimento científico e social. Traz informações em profundidade, dicas e novidades sobre temas como gestão de resíduos, consumo consciente, reciclagem, compostagem, economia circular, plástico, e muito mais.
  • Ciclo Vivo — site de notícias especializado em temas relacionados à sustentabilidade.
  • Manual do Mundo — Um repositório de experimentos e atividades, produzidos para despertar a curiosidade e a criatividade. Seu canal no Youtube tem quase 15 milhões de inscritos.

Alguns blogs voltados para Menos Lixo e Lixo Zero