6º ao 9º ano

Esta seção disponibiliza: passo a passo dos experimentos, modelos de ficha de investigação, bem como indicação de vídeos, para cada uma das atividades que compõem o Diário do Cientista Jovem – 6º ao 9º ano.

Acesse cada referência pelo título da atividade na lista abaixo:

Atividade 1: Analisando a área da escola

  • Aprenda a elaborar um mapa customizado da sua escola usando o Google My Maps.

Atividade 2: Biodegradável ou não?

Objetivo: Nesta atividade, você vai explorar como diferentes tipos de materiais se decompõem no solo para demonstrar aos alunos o conceito de biodegradabilidade. 

Descrição: Seis tipos diferentes de materiais devem ser enterrados e deixados no solo durante um mês. Ao final deste tempo, os materiais serão desenterrados e será feita a observação de quaisquer mudanças ocorridas.

Materiais

  • Seis diferentes tipos de material:  (1) jornal, (2) papelão, (3) copo plástico ou sacola de supermercado descartáveis, (4) sacola plástica biodegradável, (5) cascas de fruta, e (6) chicletes. Vocês podem escolher outros materiais, se quiserem.
  • Um canteiro ou caixa de madeira com terra para enterrar os materiais. Você também pode  reaproveitar seis garrafas PET cortadas ao meio, encher os fundos com terra e utilizar uma garrafa para cada material (nesse caso, você vai precisar de tesoura).
  • Etiquetas ou placas de identificação.
  • Luvas.

Método

  1. Escolha com sua turma o local onde o experimento será feito: canteiro, caixa de madeira ou garrafas PET. Certifiquem-se de que seja feito em um local protegido, para que ninguém mexa.
  2. Definam o tamanho das amostras (materiais) conforme o espaço disponível. No caso do uso de canteiro ou caixa com terra, lembrem de deixar espaço entre os materiais.
  3. Usando luvas, enterrem cada material, certificando-se de que eles fiquem totalmente cobertos pela terra.
  4. Façam etiquetas ou placas e identifiquem cada um dos materiais. Anotem a data.
  5. Façam predições sobre o que pode acontecer com as amostras ao final de um mês e registre-as no Diário do Cientista.
  6. Depois de um mês, desenterrem os materiais. Observem as alterações ocorridas, tirem conclusões e registrem as observações no Diário.

Importante! Registre, de preferência em foto ou vídeo, cada etapa do experimento. Principalmente o aspecto das amostras antes e depois de serem enterradas. Isto vai possibilitar uma melhor observação, comparação e análise.

Atividade 3: Aproveitando tudo!

Objetivo: Executar uma receita culinária de brigadeiro utilizando casca de banana como ingrediente.

Ingredientes

  • Cascas de 2 bananas, bem lavadas e picadas
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve a mistura ao fogo baixo para ferver, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Desligue e deixe esfriar. Depois, você pode enrolar e passar no granulado ou servir em copinhos.

Fonte: Portal “O seu dinheiro vale mais”. Disponível em: <https://www.oseudinheirovalemais.com.br/15-receitas-com-cascas-e-talos-de-frutas-legumes-e-verduras/ >. Acesso em 5 nov. 2019.

  • O endereço possui várias outras receitas com reaproveitamento de cascas e talos, como pães, bolos, sucos, salgados e doces.

Atividade 4: Analisando a merenda

Atividade 5: Dia do Desapego

  • Veja o acompanhamento de cada uma das metas relacionadas ao ODS 16 no Brasil, no site operado em conjunto pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Especial de Articulação Social. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=16

Atividade 6: Lanterna com limão

Objetivo: Nesta atividade, você vai aprender a construir uma lanterna utilizando limões como bateria.

Materiais

  • Limões
  • Pedaços de fio de cobre
  • Pedaços de arame galvanizado (ferro encoberto por zinco)
  • 1 LED
  • Fios de duas cores diferentes, com pontas em garras de jacaré
  • Multímetro 

Obs.: Também é possível fazer a experiência usando alumínio no lugar do zinco. O fio de cobre pode ser substituído por uma moeda de R$ 0,05, que é de cobre.

Como fazer

  1. Assista ao vídeo com o passo a passo, mostrando todos os detalhes do experimento.
    Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2010/11/como-fazer-lanterna-com-limao/

Fonte: Manual do mundo. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2010/11/como-fazer-lanterna-com-limao/ >. Acesso em: 5 nov. 2019.

Atividade 7: Construção sustentável

Atividade 8: Como podemos tornar nossa escola mais sustentável?

Atividade 9: Meu papel na transformação do amanhã

Contato

Fundação ArcelorMittal
Telefones: (31) 3219-1640 / 1660
Av. Carandaí, 1.115 - 11º andar - Belo Horizonte - MG - CEP 30130-915