Referências

O nosso Endereço Hídrico

No guia de apoio ao educador apresentamos um pouco sobre o conceito de endereço hídrico. No link abaixo, aprofundaremos um pouco mais sobre o assunto, com dicas de como trabalhar o tema com os seus alunos. Conheça também as 12 regiões hidrográficas brasileiras.

Como trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS são uma evolução da busca global por novas formas de desenvolvimento, iniciada na década de 1960, onde surgiram os primeiros relatórios apontando que o ritmo da degradação ambiental comprometia a capacidade de regeneração do planeta.

O primeiro documento internacional a reconhecer o direito humano a um ambiente de qualidade, que permita a humanidade uma vida digna, foi lançado em junho de 1972 na Conferência de Estocolmo. A partir daí, a comunidade internacional se concentrou em pesquisar formas de conciliar o crescimento econômico e populacional, formalizada no Relatório “Nosso Futuro Comum”, como desenvolvimento sustentável. Em 1992, durante a ECO 92 o conceito “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” tornou-se o eixo principal da conferência, concentrando os esforços internacionais para o atendimento dessa premissa. Com esse objetivo, foi elaborada a agenda 21 que propôs ações concretas para viabilizar esse novo modelo de desenvolvimento.

Com a chegada do século XXI, as Nações Unidas reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, instituindo as 8 metas do Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com o fim desse ciclo, em setembro de 2015, representantes dos 193 estados que compõe a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Resolução 70/01 chamada “Transformando o nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” comprometendo-se no cumprimento de 17 Objetivos e 169 metas denominadas Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS constituem um ambicioso plano de ação Global a ser executado também localmente, por todas as pessoas e em todas as partes do mundo, a ser cumprido até 2030.

loading