Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

Entender como as coisas funcionam é um impulso natural para nós, humanos. Esse estímulo nos acompanha desde o nosso nascimento como indivíduos, na condição de uma espécie capaz de pensar, criar e produzir.

A curiosidade é apenas o primeiro degrau de uma longa escada rumo à inovação, ao desenvolvimento e à sustentabilidade. A busca por soluções para os desafios do dia a dia também requer imaginação, experimentação e raciocínio, princípios que sintetizam o pensamento científico.

A ArcelorMittal acredita que esse é um fator decisivo para o desenvolvimento sustentável e considera fundamental estimular a ciência ainda na infância. Esse é o fio condutor do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, iniciativa da Fundação ArcelorMittal voltada para a conscientização ambiental de estudantes do Ensino Fundamental e de filhos de empregados.

Esse formato estimula a realização de atividades investigativas, visando à formação de cidadãos mais críticos, questionadores e aptos a buscar respostas e soluções. Integra-se a um movimento global de fomento à ciência, tecnologia, engenharia e matemática — STEM, na sigla em inglês —, o qual também orienta a estratégia de investimento social da ArcelorMittal em âmbito mundial.

A proposta valoriza e dá mais autonomia e responsabilidades ao educador. É dele o papel de protagonista e incentivador da ciência entre os alunos. Em vez de avaliar trabalhos individualmente, serão premiadas iniciativas coletivas que tragam saídas viáveis para problemas ambientais, a partir de um tema anual.

Ao estimular a prática científica entre crianças e adolescentes, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente busca contribuir para a formação de uma sociedade que compreende o mundo que a circunda e interage com ele, aliando educação e sustentabilidade.

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, sua história, temas já desenvolvidos e cartilhas dos anos anteriores.